Como se Vestir Bem : O Vestir está além de uma mera escolha funcional.

O vestir é impregnado pela história de vida de cada pessoa.

Tudo que temos em nosso guarda-roupa ( acessórios, sapatos e roupas )  estão ligados às nossas histórias e influências de vida, o nosso repertório de imagens é formado desde a nossa infância. Quando criança o nosso vestir era escolha funcional feita por nossas mães. Mas as mães sempre buscam vestir bem os seus filho ( essa é a minha visão )

O ato de se vestir também está ligado a aspectos objetivos e funcionais. 

Seja no seu dia a dia ou quando você se veste para uma festa, reunião de trabalho ou um encontro casual. As peças precisam atender às suas “necessidades” ( quando, onde, com quem, horário e função) que você vai desempenhar. 

O que você vai achar nesse artigo ?

  • Meu vestir no dia a dia, a vestimenta de acordo com os papéis que você exerce no seu dia.
  • Você acha que essas pessoas fazem as mesmas coisas ?
  • Imagem e o vestir
  • Pergunte-se
  • Olhar Interno
  • Entendendo seus Papéis
  • Exemplos Sobre Valores e Imagens
  • Valores e Imagens Se Repetem
  • Pergunta final: Entendeu a diferença ?

Meu vestir no dia a dia

Eu por exemplo, sou uma mulher, esposa, mãe, dona de casa, uma profissional home office. Dentro desses papéis eu exerço várias e várias atividades que com toda certeza ditam muito como eu deva estar vestida.

Você concorda que o seu guarda-roupa deve atender a sua rotina e os papéis que você exerce? Seu vestir e a sua imagem devem ser o equilíbrio entre sua rotina, valores e os papéis que você desempenha. 

Você acha que essas pessoas fazem as mesmas coisas ?  

Nesta imagem tem varias mulhers com estilos de roupas diferentes> Neste artigo voce vai aprender a importânia do vestir de acordo as suas necessidades diarias . Mulheres que exercem funções diferentem , precisam se vestir diferentes, além do que o seu vestir precisa está alinhado com sua essencia.

O que você veste deve caber na vida e estilo de vida que você leva e não o contrário! Não é você que tem que caber na roupa. É a roupa que precisa caber em você!!

Você é todo dia poluída  de informações que te levam a pensar no que consumir. Mas, muitas vezes esse consumo te leva a comprar peças para quem você gostaria de ser, ou, para a vida que você gostaria de está levando…

Você pensa em querer ser igual a alguém, ou estar inserida em tendências e padrões. 

E aí quando você se depara com o seu guarda-roupa, percebe que nada do que tem serve para sua vida atual, para a sua rotina. 

Muitas vezes você se pergunta:

Mas, eu tenho muita coisa legal, por que eu não consigo usar ? A resposta é simples: Nem tudo o que você ama/ gosta serve para sua vida! 

Nesta imagem tem uma mulher olhando uma variedade de roupas no seu armario. Aqui falamos que ter um armario cheio de roupas não significa que tudo é propriado para voce. Ter uma variedade de roupas "legais" não garante que voCê vai dar conta de usar tudo,

Por isso é tão importante você saber quem você é,seus valores, os papéis que você exerce no mundo e entender a sua rotina.

Imagem e o Vestir 

O simbólico é valorizado cada vez mais em uma tendência do olhar interno para a imagem, o estilo e as roupas que você escolhe usar . Quando você se der conta que suas escolhas de roupas envolvem também sentimentos, memórias, suas históris de vida e não só decisões objetivas, você vai está mais perto de vestir-se de si mesma.

  • Roupa, acessório e o jeito de se comportar precisam ser entendidos dentro de um contexto, que é o contexto da “sua própria vida”.
  • Dai a importância de despadronizar o seu processo de compras baseado em comparação ou padrão de mercado de “moda”.

Pergunte-se

Como expressar meu estilo autêntico, que vai além da revitalização do meu guarda-roupa e da combinação de peças ?

Esse Estlito Autêntico diz sobre você!

Qual roupa você escolheria para contar a história da sua vida ?

Sua roupa, sua jornada. Porque as roupas tem tanta importância em nossas vidas ? Não estou me referindo a “tendência ou look do dia”, mas como o vestir vai além da escolha de marcas , tecidos, cores, mesmo que você não perceba.

Mulher, você já pensou como as peças que escolhemos usar no cotidiano ou em ocasiões que consideramos especiais contam história ?

Olhar interno

Está além do visível, da aparência. Ao ‘explorar’ nosso lado de dentro reconhecemos quem somos, nossos desejos, sentimentos, crenças, assim como nossas vulnerabilidades e nossas forças.

Qual o papel que você exerce com mais frequência ? E o quão você quer está bem vestida para esses papéis ? 

Vamos lá, se você  trabalha em um ambiente super formal por 5 dias da semana, 8hrs por dia, e sai para um barzinho com amigas ou seu marido, por umas 3hrs.

È mais provavél que dentro do seu guarda-roupa deve ter muito mais peças que atendam as vestimentas do seu trabalho, mas essas vestimentas do seu trabalho podem ser adaptadas ao seu lazer. 

Entendendo seus pápeis 

  1. Papéis que exerço 

Quais são todos os papéis que você exerce durante todo o seu dia ?

  1. Atividades que desempenha

Quais as atividades que você desempenha para cada papel ? 

  1. Valores e Imagem 

Como você quer se sentir ( confortavél, sexy, simples, moderna, prática, leve… e mais o que sua imaginação fluir), essa parte está ligada a sensação que voce quer sentir no momento. 

Que imagem você quer passar ( como você quer ser vista ) essa parte está ligada a sua inteção, porque o vestir comunica algo. 

Exemplo sobre Valores e Imagem

Mãe = cuida, brinca com seu filho, leva e busca na escola.

Logo para desempenhar esse papel você vai querer se sentir ( está com uma roupa) confortavél, prática que você consiga abaixar e levantar para pegar a criança, moderna, alegre e maternal.

Esposa = saiu para jantar com o marido, foi ao cinema, ou fez um jantar um programa em casa depois que as crianças vão dormir. 

Logo,  você que não é boba , incorporada no papel de esposa vai querer se sentir ( está com uma roupa que transmita ) feminilidade, sexy, alegre, moderna. 

No seu trabalho = você trabalha com atendimento ao cliente, participa de reuniões com funcionários, seu chef etc. 

Logo para desenpenhar esse papel “profissional”, as roupas que você deve usar é que transmita que você é/ está acessível, moderna, confortável, leve e segura.

 

Nesta imagem temos a imagem de tres mulheres diferente, mas que poderia ser a memsa mulher desempenhando os mesmos papaeis no dia a dia, Nessa imagem você vai entender que é possivel se vestir bem, para um jantar, para está com seus filhos e no seu trabalho.
1 2 3

Descrevendo as imagens:

                   

  1. Um look que transmita , feminilidade, sexy, alegre, moderna.  Ser sexy não quer dizer que precisa de muita pele amostra. O decote em V do vestido, um batom mais marcante, delineado de gatinho ( elementos que trás essa sensualidade para o look ). 
  1. Um look confortável para o papel que essa mãe vai desempenhar, um vestido com uma estampa minimalista, confortavél, prático. Onde ela consegue abaixar e levantar para pegar a criança, moderna, alegre e maternal.
  1. Um look apropriado para o ambiante de trabalho, mas que transmite que ela é acessível, moderna, confortável, leve e segura. Um look para trabalho não significa que precisa está sempre de terno, ou sempre roupas mais formais. O bom senso pesa na hora de vestir para trabalhar. 

Alguns desses valores e tipos de imagem se repetem

 Ao parar para fazer essa análise e anotação você vai perceber  que alguns valores vão se repetir em alguns papéis que você desempenha no seu dia a dia. Mas todos dizem muito sobre você.

Por exemplo, no papel de mãe e no seu trabalho, apesar de serem áreas diferentes, acredito que você deseje se sentir confortável nos dois. Por que são funções que vão demandar mais do seu tempo.  

Você não precisa distanciar muito os valores de um papel para o outro e nem deve. Quanto mais sinceras e coerentes você for, melhor será o acervo do seu guarda-roupa. 

Nos exemplos que eu dei, eu coloquei um pouco do que  eu gosto de sentir e da imagem que eu gosto de passar em cada um dos meus papéis, mas você vai fazer do seu jeito essa análise sobre seus papéis, valores e desejos, certo? 

Só seja honesta com você mesma, e quando você aplicar essa técnica isso te trará bons resultados em relação ao seu vestir. Lembre-se que o vestir é sobre Autoconhecimento.

E agora vamos visualizar em imagens tudo que falei sobre as nossas sensações ao se vestir.

Como você quer se vestir e como gostaria de ser vista ?

Nesta imagem é possivel notar 3 diferentes estils,, mas que uma única mulher pode ter os 3 e eles podem ser usados em diferentes ocasiões. Uma mulher de macacão cinza e salto, mais arrumada, pois o salto tras esse dna para o look, temos tambem uma mulher mais confortavél de vestido e sandália baixa, e uma terceira mulher mais criativa com vestido de varias camadas de babados, de po´s e uma bolsa vermelha arrematando o look

Sâo tres looks com propostas diferentes.

  • Primeiro temos uma mulher de macacão com uma cor mais sobria, de salto, mais arrumada. O salto dependendo da proposta ele eleva o look pra outro nivel.
  • Em seguida uma mulher de vestido branco numa proposta mais confortavél, sandália sem salto. Só de olhar para ela você já percebe a levesa do look.
  • e por ultimo uma mulher mais criativa, com vestivo de babado, estampa de poá e uma bolsa vermelha para arrematar esse look ( bem meu estilo, amo ).

Agora busque inspirações no pinterest , anote tudo que mais chamou sua atenção,tente descrever a peça e como voce iria se sentir usando ela, se essa peça se encaixa pra sua rotina, seu dia a dia. 

Exemplo: Não anote que você gosto de short…  Anote: roupa estilo esportivo = moderno e confortável

Não anote branco / Anote: cores claras = leveza

Não anote que gosta de estampas geométricas e florais Anote : mix de estampas, fica ate mais facil de pesquisar por inspirações de looks assim

Entendeu a diferença ? 

Mulher, quando você ampliar o seu horizonte, vai ficar mais fácil de você enxergar o que deseja não só nas peças que você já tem, mas, também vai te ajudar nas suas futuras compras. 

Espero que você tenha gostado do assunto, e sinta-se à vontade para compartilhar com alguém que vai gostar de ler sobre isso também. 

Sobre o autor Vânia Correia Empreendedora e Consultora de Estilo Amo escrever e expressar meus pensamentos.

Compartilhe seu amor
Vânia Oliveira
Vânia Oliveira
Artigos: 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *